04 escolas de Luziânia são destaque do entorno na premiação Leia do AlfaMais Goiás!

No final de 2021 o Município de Luziânia firmou parceria com o Programa Alfa Mais Goiás, que tem como essência o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e município de modo que garanta a alfabetização a todas as crianças do território goiano.

O programa move o engajamento dos gestores estaduais, municipais, escolares, profissionais da educação, estudantes, pais e demais parceiros frente ao planejamento de ações que indiquem caminhos a serem trilhados.

O Alfa Mais abrange a Educação Infantil e o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Pensando no engajamento dos envolvidos, o programa propõe formações continuadas, material de apoio (L.E.I.A), avaliações externas (SAEGO ALFA), avaliação de fluência em leitura, ficha de acompanhamento e também, como incentivo, uma premiação no valor de 80 mil reais para 15 escolas que obtiverem o melhor rendimento na avaliação do SAEGO Alfa, e 40 mil reais para incentivar as 150 escolas que obtiverem os resultados menos promissores na mesma avaliação, para auxiliar o seu desenvolvimento.

Nessa parceria temos 246 municípios, envolvendo 1633 escolas, 28.022 professores e 206 mil estudantes, e dentre tantas escolas envolvidas, Luziânia se destacou com 4 escolas premiadas com o valor de 80 mil reais, sendo elas:

• 1ª ESCOLA POLO MUNICIPAL RURAL REALINO CAIXETA
  • 3ª ESCOLA POLO MUNICIPAL RURAL ARARAS NAIR TIECHER
  • CMEB CARLOS ALBERTO BRANDÃO FERREIRA – PADRE TETO
  • CMEB KENNEDY PROF MARIA CLARICE MEIRELES DE QUEIROZ

A equipe AlfaMais de Luziânia é formada pelas Articuladoras Elenice Barcelos Alves (Regional), Kátia Gomes Augustinas (Municipal), Formadoras em Alfabetização Eliane de Souza A. Matos (Regional), Sueli de Fátima M. Almeida (Municipal) e as Formadoras em Educação Infantil Renata Roriz (Regional), Jurema Penha de Carvalho (Municipal).

Essa parceria demonstra a valorização e preocupação com a plena alfabetização das crianças goianas, haja visto que, estar alfabetizado é requisito basilar para o exercício da cidadania.

Assista ao vídeo: