08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização

Instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 08 de setembro de 1967, o dia Mundial da Alfabetização tem o intuito de enfatizar a importância que essa etapa tem para o desenvolvimento pessoal, social e econômico de toda uma sociedade.

A alfabetização é base dos processos de ensino e aprendizagem. Em razão disso, uma criança com a base de alfabetização bem consolidada tem maiores chances de sucesso em toda sua vida acadêmica.

Conscientes dessa importância, toda equipe da Secretaria Municipal de Educação – Ciclo de Alfabetização, comunidade escolar e famílias uniram forças para que os alunos em fase de alfabetização da Rede Municipal de Ensino tenham seus direitos de aprendizagem garantidos, criando oportunidades para que desenvolvam os processos de alfabetização e letramento de forma lúdica, planejada e proativa.

Apesar dos desafios trazidos pelo momento pandêmico que o mundo enfrenta, o município de Luziânia vem apresentando avanços nesta etapa que é base para a construção de sociedades mais estruturadas em todos os âmbitos.

Esse resultado se dá graças à parceria da tríade escola x família e Secretaria de Educação que, com dedicação, apoio, planejamento, leveza e superação têm encontrado formas de auxiliar os alfabetizandos rumo à conquista da autonomia, através das brincadeiras, rotina e ludicidade para que essa fase de descoberta seja uma aventura carregada de significado, superação, aprendizado e realização.