2º Seminário da Educação Infantil: Construindo Caminhos – Protagonismo Compartilhado no Currículo da Educação Infantil

Luziânia, 06 de dezembro de 2023.

Na manhã desta quarta-feira, a comunidade educacional de Luziânia se reuniu para o 2º Seminário da Educação Infantil, intitulado “Construindo Caminhos – Protagonismo Compartilhado no Currículo da Educação Infantil”. O evento, promovido pelo Itaú Social, representado por Juliana Yadê, Coordenadora da Educação Infantil, pela Avante, representada por Fátima Beraldo, Coordenadora Geral da Tecnologia Formação e Gestão na Educação Infantil, e a Secretaria Municipal de Educação – Divisão DEI, representada pela Diretora Renata Roriz, marcou o encerramento do ano de formação continuada.

Diretores, supervisores, professores e assistentes da educação infantil participaram do seminário, que se destacaram como um momento de aprendizado e compartilhamento de boas práticas educacionais que moldaram todo o ano de 2023. Uma roda de conversa liderada pela formadora do projeto Melhoria da Educação em nossa rede, Nilcileni Ebani, permitiu uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados ao longo do ano letivo.

O prefeito Diego Sorgatto e o Secretário Municipal de Educação, Tiago Machado, fizeram apresentações, enfatizando o trabalho realizado até o momento e reforçando o compromisso com a melhoria contínua da qualidade da educação infantil no município.

Prefeito Diego Sorgatto e Secretário de Educação Tiago Machado.

O evento também contou com a palestrante Cristianne Fernandes. Natural de Salvador-BA, Cristianne é uma artista visual com mais de vinte anos de experiência em diversas técnicas, do manual ao digital. Como arte educadora, ela tem desempenhado um papel fundamental na introdução de novas gerações no universo das artes em escolas de Salvador. Sua palestra, intitulada “Vivências com Materiais não Convencionais na Educação Infantil”, enriqueceu o entendimento sobre a arte e suas possibilidades transformadoras.

Para encerrar houve uma linda homenagem à querida Karina Rizek (in memoriam), cuja influência foi fundamental para a Tecnologia, Formação e Gestão na Educação Infantil.

A Diretora da DEI, Renata Roriz ressaltou:

“Karina foi inspiração, amor, alegria… afeto! Possuía o incrível poder de nos acalmar e, ao mesmo tempo, de nos inquietar; de nos tirar da zona de conforto e também de dizer: está tudo bem… vai dar tudo certo.

Está dando tudo certo, Ka… Foi desafiador seguir em frente, mas Nil e Fátima foram gigantes e muito sensíveis conosco. Elas guardaram seus sentimentos e dores para nos acolher, dando continuidade ao legado que você deixou.

Falando em acolhimento, gostaria de expressar o carinho e admiração de toda a Educação Infantil de Luziânia, apropriando-me de uma bela poesia que recebi da Marlete Magalhães, supervisora do CMEI Carlinda Rosa, criada especialmente para a nossa eterna Kaka. Espero que essa homenagem alcance os céus como uma chuva de bênçãos e de amor.

Karina,

Cheguei e me envolvi na doçura do teu sorriso.

Testemunhei uma alma adulta ouvindo a criança que há em nós.

Tuas palavras eram como melodias que preenchiam o espaço.

A suavidade da tua voz encantava e tocava a todos nós.

Falávamos, mergulhamos em tuas memórias e resgates,

Na tenacidade, coerência e simplicidade, sábias e cheias de discernimento.

O cuidar, o abraçar, o sorrir,

Silêncio risonho ao nos ouvir.

Compreensão visível em cada gesto,

A ternura de acompanhar nossa rotina com empatia.

Se soubéssemos que era a última vez,

Teríamos celebrado com um baile,

Dançaríamos até as estrelas testemunharem nosso cansaço,

E riríamos até a lua se esconder de vergonha.

Se soubéssemos que era a última vez,

Teríamos combinado sabores de sorvetes inesquecíveis.

Puxaríamos a cadeira, tomaríamos café como se o tempo fosse eterno.

Se soubéssemos que era a última vez,

Diríamos com toda a intensidade: “Kaka, te amamos infinitamente.”

Agora, de olhos voltados para o céu,

Sabemos que entre nuvens e estrelas, asas de anjos se formam.

E lá no jardim, entre risos celestiais,

Tu continuas a irradiar essa luz.

Nos céus, onde a educação infantil é celebração,

Os anjos a chamam de infanceteria,

E tu, Kaka, és a mestra que inspira a dança eterna da inocência.

Marlete Alves Magalhães

Obrigada, Kaka!”

Mudanças Significativas no Percurso Formativo: Tecnologia Formação e Gestão na Educação Infantil

Ao longo do ano, a Tecnologia Formação e Gestão na Educação Infantil implementou mudanças significativas na rede municipal de educação. Um dos pontos cruciais foi a introdução de escutas ativas, envolvendo todos os atores da rede, e encontros formativos para gestores e professores. Os encontros nos Polos fortaleceram os vínculos entre supervisores e professores, promovendo práticas pedagógicas mais assertivas na construção dos planos de trabalho.

Anteriormente, os espaços externos nas escolas eram negligenciados como ambientes potencializadores de aprendizagem, invisíveis aos olhares dos adultos. Atualmente, esses lugares são reconhecidos como fundamentais para o processo educativo, permitindo que as crianças explorem livremente ambientes inspiradores para a curiosidade e imaginação.

Além das formações coletivas, foram realizados encontros nas escolas polos, gerando ações alinhadas à realidade local. Essa abordagem busca garantir que as ações estejam conectadas com as necessidades e características únicas de cada escola.

Uma Revolução na Educação Infantil de Luziânia

A Tecnologia Formação e Gestão na Educação Infantil representa uma revolução na educação infantil de Luziânia, resultando em crianças mais autônomas, professores mais engajados e uma abordagem educacional focada no desenvolvimento integral das crianças. O percurso até aqui foi grandioso, e embora haja um longo caminho pela frente, é gratificante observar o progresso alcançado. Estamos trilhando caminhos promissores para um futuro educacional ainda mais brilhante.