CMEB Professor Belim e o Instituto Estrela de Belém passam a integrar reuniões da Rede Global de Engajamento do Center For Universal Education at Brookings.

Luziânia conquistou um importante reconhecimento educacional ao ter duas das suas Escolas que integram a Rede Pública Municipal de Educação para compor as atividades da Rede de Engajamento Famílias, Escolas e Comunidades na Educação, do Center For Universal Education at Brookings. Esse feito coloca as escolas locais em destaque nacional, pois apenas três instituições de todo o Brasil foram escolhidas para participar dessa rede global de engajamento.

Essa conquista é resultado da parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal de Luziânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o programa Melhoria na Educação do Itaú Social, com o apoio técnico da Avante – Mobilização e Educação Social. A partir dessa colaboração, as escolas CMEB Professor Belim e o Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém foram selecionadas com base em seus projetos inovadores e impactantes: Esperança e Conexão, respectivamente.

O Secretário Municipal de Educação, Tiago Machado, expressou sua convicção sobre esse momento: “Não tenho dúvidas de que esse resultado é fruto de ações visionárias. Quando busquei a parceria com o Itaú Social, sabia naquele momento que os frutos viriam, e agora podemos colher mais esta conquista. Parabéns a essa grande parceria e todo empenho e esforço da nossa Rede Municipal de Educação”.

Engajamento Familiar: Uma Chave para o Sucesso Escolar

A Rede de Engajamento, hospedada no prestigioso Brookings Institution, é uma iniciativa global que discute e promove práticas, programas e políticas para fortalecer o envolvimento das famílias na educação. Composta por 60 organizações de 18 países, essa rede busca construir parcerias sólidas entre famílias, escolas e comunidades, visando ao desenvolvimento equitativo e inclusivo dos alunos.

O envolvimento da família, da escola e da comunidade (FSCE) é uma abordagem fundamental para melhorar a qualidade da educação. Envolve a colaboração entre diferentes atores para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, além de apoiar o florescimento das escolas e comunidades.

Projetos Exemplares em Luziânia: Esperança e Conexão

Os projetos Esperança, do CMEB Professor Belim, representado pela Gestora Marli Dias da Cunha e pela professora Amanda Rubim e Conexão, do Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém, representado pela gestora Rosana S. da Silva Santos, são exemplos inspiradores de como o envolvimento familiar pode ser promovido de maneira eficaz.

O projeto Esperança tem como objetivo principal ampliar a reflexão das famílias sobre seu papel no desenvolvimento dos filhos e sua participação ativa no processo educativo. Por meio de estratégias como acolhimento planejado, formação de professores para escutar as famílias e mobilização para encontros escola-família, o projeto tem alcançado resultados significativos, incluindo maior confiança dos pais e um aumento na participação deles na vida escolar dos filhos.

Já o projeto Conexão busca estabelecer uma conexão sólida entre família e escola, especialmente para crianças atípicas ou em processo de investigação. Com encontros regulares, palestras sobre deficiências e transtornos, e criação de grupos de apoio, o projeto visa fortalecer as relações humanas e proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

Impacto e Desafios Futuros

Esses projetos exemplares não apenas fortalecem o vínculo entre família e escola, mas também demonstram o potencial transformador do engajamento comunitário na educação. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a mobilização contínua dos pais, a formação dos professores para lidar com as demandas das famílias e a manutenção dessas iniciativas ao longo do tempo.

Em Luziânia, o reconhecimento nacional dessas duas escolas destaca não apenas a qualidade de seus projetos, mas também o compromisso da comunidade educacional local em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Essa conquista é um testemunho do poder do trabalho em equipe e do envolvimento ativo de todos os interessados na educação das novas gerações.