Conecta Luziânia – Programa de Gestão Tecnológica

No dia 26 de março, a Secretaria Municipal de Educação de Luziânia deu um passo significativo rumo à modernização e segurança das escolas municipais com o lançamento do Programa Conecta Luziânia. Este programa, fruto de um contrato no valor de R$ 3.200.000,00 com a empresa PONTO ID – Programa de gestão tecnológica nas Escolas, visa implementar um sistema de gestão escolar completo em todas as 69 escolas da rede municipal até o final deste ano.

Uma das principais inovações trazidas pelo Programa Conecta Luziânia é a introdução do reconhecimento facial nas escolas de ensino fundamental, um diferencial que traz maior segurança e praticidade para alunos, servidores e responsáveis. Com isso, será possível saber em tempo real quais alunos estão presentes na escola, garantindo uma gestão mais eficiente e transparente. Além disso, cada série contará com um aparelho de reconhecimento facial, facilitando o acesso dos estudantes ao ambiente escolar.

Um aspecto importante é que todas as informações dos alunos serão registradas dentro do sistema, proporcionando um acompanhamento detalhado de sua trajetória educacional. Pais e também responsáveis ​​​​serão beneficiados com um aviso por meio de mensagem no celular assim que o aluno entrar na Unidade Escolar, garantindo maior tranquilidade e segurança.

Além do reconhecimento facial, o Programa Conecta Luziânia também prevê a instalação de detectores de metal nas escolas que possuem estrutura adequada para tal medida. Isso contribuirá significativamente para fortalecer a segurança dentro dos ambientes escolares, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.

Atualmente, todas as escolas já estão cadastradas com seus alunos e servidores, e o processo de instalação dos detectores de reconhecimento facial está em andamento. Esse avanço foi possível com o apoio de recursos provenientes de emendas parlamentares, demonstrando o compromisso do poder público em investir na educação e segurança de Luziânia.

Com o Programa Conecta Luziânia, a rede municipal de educação está entrando em uma nova era, pautada pela tecnologia, segurança e eficiência. Estamos no caminho certo para oferecer uma educação de qualidade e um ambiente escolar cada vez mais seguro e acolhedor para todos os envolvidos.