IX CONLUZ 2021 – Congresso de Literatura Infantojuvenil de Luziânia

A Secretaria Municipal de Educação apresenta a IX edição do CONLUZ 2021 – Congresso de Literatura Infantojuvenil de Luziânia, com o tema: Literar, Criar e Conectar.

O literar traz a ideia de ampliar o gosto pela literatura, transformando a leitura em algo que conduz o sujeito por uma diversidade cultural, que transforma o ambiente que o cerca, colorindo a vida daqueles ao seu redor e a sua própria, a partir do poder das palavras. Criar traz o sentido de inovar, fazer algo novo acontecer, atribuir significado, ressignificar. E o conectar, que estabelece conexões entre o velho e o novo, entre o que se sabe e o que se quer saber, por meio das novas tecnologias.

Confira a Programação: 01, 02, 03 e 06 de dezembro de 2021.

ABERTURA IX CONLUZ

Marcelo Serralva, com a Apresentação musical “Serralva Minibanda” e mais atrações!

  • Data: 01/12/2021
  • Horário: 18h30
  • Local: Centro de Cultura e Convenções Abigail Brasil da Silveira

Inscrições LIMITADAS para assistir presencialmente: https://www.e-inscricao.com/IXCONLUZ/aberturapresencial

Inscrições para assistir a transmissão online: https://www.e-inscricao.com/IXCONLUZ/abertura-online

Observação: O certificado de participação será enviada por e-mail para todos os Professores que assistirem presencialmente ou online.

Marcelo Serralva, ou Tio Marcelo, como é carinhosamente conhecido pelas crianças, é músico (cantor, instrumentista e compositor) há 30 anos e atua como educador musical há 10 anos. Estudou no Villa Lobos, Cigan e outras escolas de renome e cursou Licenciatura de música na UNIS  sem concluir.  Criou o canal  do youtube Clubinho Serralva (antigo Turminha do Tio Marcelo e MalamalengaTube). Em um segundo canal, Marcelo Serralva TV, onde compartilha músicas e atividades para educadores. Ministra oficinas por todo o Brasil, e suas músicas educativas são apresentadas em escolas de diversos estados, do Brasil e em alguns países do exterior. Algumas de suas canções possuem mais de 2 milhões de visualizações no Youtube, e várias de suas letras estão publicadas em livros escolares de editoras como Editora do Brasil, FTD, entre outras. Sua participação no CONLUZ trará um novo olhar sobre a musicalização em sala de aula e sua importância para o desenvolvimento global da criança.

PALESTRAS ONLINE

(Não tem inscrição para as palestras online, ao final de cada palestra será disponibilizado um link para emissão do certificado).

Fabiane Gontijo

Tema: Educação 4.0 – Princípios e práticas na docência.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Educadora e entusiasta do uso da tecnologia, criatividade e inovação na sala de aula. Com formação nas áreas: Análise de Sistemas | Psicopedagoga | Extensão em Educação – VALORES POSITIVOS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL | Mestranda em Educação. Especialista em temas, como: Design Thinking, Educadora Maker, Sala de Aula Invertida, Gamificação na Sala de Aula, Educação Midiática, BNCC e Cultura Digital, Realidade Aumentada, Mapas Conceituais, Uso das Novas Tecnologias na Sala de Aula e Professor Século XXI: das Aprendizagens dos   Alunos ao Desenvolvimento Profissional dos Professores. Certificações: Google for Education como Trainer Educador Inovador Microsoft | Apple Teacher | Certificação Internacional de Embaixadores de Inovação Maker | Certificação Internacional em soluções da LEGO® Education Academy | Educadora Midiática. Sua participação no CONLUZ vem reforçar os novos tempos na educação, trazendo a tecnologia como aliada para o trabalho em sala de aula, promovendo a aprendizagem e alcançando de forma efetiva todos os alunos.

Alessandra Roscoe

Tema: Caixinha de guardar o tempo.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Jornalista, escritora e mãe de três filhos. Coordena desde 2010 o Uniduniler, clube de bebês leitores, e desde 2013, o Uniduniler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura, que realiza desde 2013 ações de leitura com bebês, idosos e pessoas com necessidades especiais. Já publicou mais de 30 livros. A inspiração vem das situações vividas no dia a dia e das memórias da infância. Tem experiência em segmentos como criatividade, comunicação, expressão e literatura. É coordenadora e idealizadora dos Projetos: Aletramento Fraterno, de incentivo à leitura desde o ventre, com grávidas e casais; Experimente a Palavra, de leitura sensorial com bebês e pré-leitores; e Caixinha de Guardar o Tempo, com idosos e pacientes de Alzheimer, tendo as leituras como forma de reconstrução da memória. É escritora convidada do Projeto Contadores de Histórias, da Academia de Línguas e Letras de Brasília. Sua participação no CONLUZ trará a sensibilização sobre o ato de ler para alguém e com o isso pode influenciar na postura leitora da criança e do adulto.

Ebrahim Lira

Tema: Robótica como ferramenta de educação tecnológica.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Com formação acadêmica nas áreas técnicas de automobilística, mecatrônica e com graduação em Licenciatura em Matemática, teve como maior campo de experiência o ensino técnico e profissionalizante em instituições integrantes do Sistema S atuando como professor de disciplinas técnicas e orientador de equipes de robótica com LEGO Mindstorms e robótica móvel. A experiência como competidor em robótica e, posteriormente, professor no SENAI, permitiu ampliar os horizontes profissionais e focar na construção de artefatos tecnológicos e materiais educacionais focados em robótica educacional. Nos últimos anos tem se dedicado também no estudo da facilitação dos processos educacionais, criação de materiais didáticos, pensamento computacional e ferramentas de aprendizagem.

 

Cláudia Lins

Tema: A Escola e a arte de encantar leitores – Uma viagem pela literatura infantojuvenil, tendo o professor como mediador de leituras.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Autora, jornalista e editora, pós-graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias na Escola, pela Uniara (SP), publicou mais de 15 livros infantojuvenis. Suas histórias são como reinos encantados que falam de sonhos, da cultura africana, do folclore do rio São Francisco e da alegria de ser criança. Coordena a Rede Ler e Compartilhar, um programa nacional de circulação de acervos e o portal de notícias Mundo Leitura. Por seu trabalho junto a crianças e educadores alagoanos, recebeu da FNLIJ o Prêmio de Melhor Programa de Incentivo à Leitura do Brasil, em 2014. Por Mundo Leitura Editora publicou: O diário de Dandara pelo mundo, Os três porquinhos do Agreste, O Reizinho e o Espelho, Nyuni, o menino pássaro e muitos outros. Seu livro Amigos Bichos e Abraços, integrou o Programa Minha Biblioteca da Prefeitura de SP, 2019, distribuído para centenas de escolas, contemplando 5 mil leitores. Sua participação no CONLUZ será permeada por estratégias de incentivo à leitura e o encantamento da arte de contar histórias.

Rúbia Mesquita

Tema: Contar histórias – Um estímulo para o aprendizado.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Rúbia Mesquita atua como palestrante em empresas, escolas, congressos e seminários de educação por todo o Brasil. Possui habilidade em atuar com criatividade, dinamismo, provocando o interesse dos participantes e facilitando o aprendizado do conteúdo. Sensibilidade e facilidade de transmitir a importância do conteúdo como um excelente recurso para facilitar a aprendizagem e o convívio no dia a dia. Apresenta shows infantis resgatando as brincadeiras e as histórias como ferramentas fundamentais na formação das pessoas, assim como habilidade em coordenar professores e desenvolver workshops. Em 2007, recebeu homenagem do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC-MG), Unidade Venda Nova, durante o evento “Educar para o Futuro” por se destacar e contribuir significativamente para promoção da educação e da cidadania em Belo Horizonte. Sua participação no CONLUZ será direcionada ao trabalho desenvolvido por meio das brincadeiras e histórias trazendo o lúdico para a sala de aula.

Ákila Moreira

Tema: Do ANTES ao AGORA: POS_itivando a experiência escolar.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Ákila Viviane Relke Kneube Moreira é contadora de histórias, bonequeira, pedagoga e pós-graduada, tem atuado desde 1996 na área de educação utilizando a arte de maneira lúdica e criativa. Além da especialização na área infantil, desenvolve projetos envolvendo pais e educadores. Tem experiência como coordenadora prestando serviços em escolas, hospitais, faculdades e empresas. A contação de histórias é o que motiva e molda seu fazer pedagógico, assim como, o teatro de bonecos. O desejo de Akilaetc é proporcionar uma “Transformação que Contagia!” Sua participação no CONLUZ contribuirá para desmistificar o trabalho com bonecos e a construção de personagens a partir da contação de histórias.

Marcelo Serralva

Tema: Musicalização Super Criativa e Inclusiva.

Observação: O link para certificação da palestra será enviado aos 15min finais da LIVE.

Marcelo Serralva, ou Tio Marcelo, como é carinhosamente conhecido pelas crianças, é músico (cantor, instrumentista e compositor) há 30 anos e atua como educador musical há 10 anos. Estudou no Villa Lobos, Cigan e outras escolas de renome e cursou Licenciatura de música na UNIS  sem concluir.  Criou o canal  do youtube Clubinho Serralva (antigo Turminha do Tio Marcelo e MalamalengaTube). Em um segundo canal, Marcelo Serralva TV, onde compartilha músicas e atividades para educadores. Ministra oficinas por todo o Brasil, e suas músicas educativas são apresentadas em escolas de diversos estados, do Brasil e em alguns países do exterior. Algumas de suas canções possuem mais de 2 milhões de visualizações no Youtube, e várias de suas letras estão publicadas em livros escolares de editoras como Editora do Brasil, FTD, entre outras. Sua participação no CONLUZ trará um novo olhar sobre a musicalização em sala de aula e sua importância para o desenvolvimento global da criança.