AQR – Avaliação da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal

Aviso Importante para Professores e Gestores da Rede Municipal de Ensino de Luziânia.

A Secretaria Municipal de Educação de Luziânia, em parceria com o Itaú Social, está envolvida no Programa Melhoria da Educação, uma iniciativa abrangente que se estende de 2021 a 2024. O objetivo primordial deste programa é reforçar a capacidade da secretaria para assegurar acesso, permanência e aprendizado equitativo para todos os alunos.

O Programa Melhoria da Educação se desdobra em várias frentes de atuação:

1. Formação e Assessoria: Proporciona capacitação e orientação aos gestores, equipes técnicas da secretaria de educação e educadores do município, visando fortalecer suas habilidades e conhecimentos.
  2. Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais: Facilita o acesso e a utilização de tecnologias educacionais inovadoras, com o propósito de enriquecer o ambiente de aprendizado em todas as redes municipais de ensino.

Como parte integrante deste processo, em 2021, conduzimos uma pesquisa e com o intuito de examinar questões relevantes relacionadas à gestão da educação na rede municipal. Investigamos temas cruciais, como a qualidade do atendimento, a participação da comunidade escolar e a gestão pedagógica.

À medida que nos aproximamos do término do Programa Melhoria em 2024, realizaremos uma nova pesquisa, com o intuito de monitorar e avaliar as evoluções da Rede Municipal de Ensino em relação a esses aspectos chave, comparando os resultados obtidos em 2021 com os de 2024. Esta é uma oportunidade valiosa para que você, educador(a), possa expressar suas opiniões e contribuir para o aprimoramento contínuo das práticas educacionais em nosso município.

A pesquisa em 2024 será realizada pela Oppen Social, uma organização dedicada à execução de projetos sociais, com reconhecida competência nessa área. As entrevistas telefônicas, agendadas individualmente pela equipe da Oppen, serão conduzidas com todos os diretores(as) e supervisores(as) pedagógicos(as), e terão uma duração média de 90 minutos. Para os professores(as), será enviado um questionário online de resposta anônima, via e-mail.

É importante ressaltar que a participação na pesquisa é voluntária, e que a análise dos resultados será realizada de forma agregada, preservando o sigilo dos respondentes e sem acesso aos dados individuais.

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, entre em contato com os responsáveis pela coordenação da pesquisa na Oppen ou na Secretaria Municipal de Educação:

Contato com o Professor(a):

Via e-mail – Questionário online – De 13/03 ao final de 05/2024.

Contato com o Diretor(a) e Supervisor(a):

Entrevista telefônica e Questionário online – De 13/03 ao final de 05/2024.

Contamos com a sua valiosa participação para construirmos juntos um futuro de excelência na educação de Luziânia.

Mais sobre a AQR: Luziânia – AQR Linha Final – Alinhamento Gestores Escolares – 23022024.pptx

Atenciosamente,

Secretaria Municipal de Educação de Luziânia.