
APRESENTAÇÃO
A Revista Pedagógica VibrAÇÃO faz parte das ações do Projeto Pedagógico VibrAÇÃO: Colaboração, Avaliação e Intervenção do 4º Ano da Rede Pública Municipal de Educação de Luziânia-GO e que contou com o apoio fortalecedor do 5º ano até 2023.
Nela estão práticas exitosas dos professores, gestores, supervisores e coordenadores que buscam na inovação e planejamentos mapear dados, implementar tecnologias e transformações que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem, ressignificando as práxis pedagógicas a fim de proporcionar momentos onde a mediação possa estabelecer metodologias ativas que envolvam os estudantes e que os protagonize como autores e construtores do conhecimento.
A cada número anual, o entusiasmo e a emoção de novas exemplificações de trabalhos colaborativos, demonstrações de intervenções e reflexões sobre avaliações, além de promover e engajar as melhores intencionalidades pedagógicas. Resultando em um movimento “vibratório” que potencializa a autonomia pedagógica e o poder de autoria dos profissionais da educação pública.
Desejamos uma boa leitura e muita VibrAÇÃO positiva!
REVISTA PEDAGÓGICA VIBRAÇÃO – Nº 03 DE 2024

A educação pública de Luziânia-GO tem se fortalecido como protagonista na produção de conhecimento, destacando-se na elaboração da Revista Pedagógica VibrAção e E-books. Essa autoria coletiva reflete o compromisso com a disseminação de saberes e a valorização das práticas educacionais.
Nesse contexto, a Revista Pedagógica VibrAção , número 3, ano 2024, celebra uma conquista significativa: a obtenção do International Standard Serial Number (ISSN) 3085-6140. Esse código, aceito internacionalmente, individualiza publicações seriadas e regulamenta a periodicidade da revista, consolidada pelos números dos anos anteriores (2022/2023).
Além disso, reforçamos a importância da conexão entre as Divisões da Secretaria Municipal de Educação (SME), que impulsiona o desenvolvimento de ações integradas e fortalece a produção de materiais pedagógicos inovadores.
Seguimos focados no compromisso com a colaboração e o aprendizado. Desejamos a todos uma excelente leitura!
Acesse o material: Acesse a Revista Pedagógica VibrAÇÃO Nº 03 de 2024
Para Acessar as Edições Anteriores: Revista Pedagógica VibrAÇÃO Nº 01 de 2022
Revista Pedagógica VibrAÇÃO Nº 02 de 2023/2024
REVISTA PEDAGÓGICA VIBRAÇÃO – Nº 02 – 2023/2024

Em 2022, tivemos o primeiro número da Revista Digital VibrAÇÃO com foco nas palavras colaboração, avaliação e intervenção que nortearam o trabalho dos 4º e 5º anos. O número especial de 2023, potencializa o papel da colaboração e gestão pedagógica; além de compartilhar com a comunidade experiências na área de avaliação da aprendizagem nas turmas dos finais do Ensino Fundamental I.“Deixe que essa vibração invada o seu coração” para que possamos valorizar os esforços para uma educação pública de qualidade.
Acesse o material: Revista VibrAÇÃO 2023 Nº 3
PARA ACESSAR EDIÇÕES ANTERIORES: Revista Pedagógica VibrAÇÃO Nº 01 2022
REVISTA PEDAGÓGICA VIBRAÇÃO – Nº 01 – 2022

O primeiro exemplar da revista VibrAÇÃO traz um relato diferenciado das ações desenvolvidas, no ano letivo de 2022, que representam os trabalhos realizados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Luziânia -GO; com a participação de profissionais envolvidos com as turmas de 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental. Os desafios na educação pública foram potencializados com a pandemia Covid-19 (2019/2021). No entanto, o retorno às aulas presenciais e o compromisso de cada profissional da educação tem demonstrado uma crescente transformação positiva nesses resultados. O fim do ano se aproxima e vibramos por momentos felizes para renovar os ânimos e carregar as energias para o Ano Novo.
Acesse o material: REVISTA VibrAÇÃO 2022
E-BOOKS REVISTA PEDAGÓGICA VibrAÇÃO
Os E-books são publicações colaborativas do Projeto VibrAÇÃO: colaboração, avaliação e intervenção, sempre frutos da formação continuada em serviço.
E-book Linguagens Muito Mais que Língua Portuguesa – 4º ano – Projeto VibrAção

Esta obra faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelos coordenadores, professores e estudantes dos 4º Anos, da Rede Pública Municipal de Educação, do município de Luziânia-GO, no ano de 2024. Como parte integrante do Projeto Vibração, este E-book foi elaborado pelos Coordenadores Pedagógicos Jacqueline Flávia Santos da Silva e Tiago de Oliveira Ferreira, em parceria com os professores e estudantes do 4º ano das escolas municipais. São produções de texto coletivas e ilustrações próprias ou por meio de Inteligência Artificial, com a intencionalidade de promover a autoria dos professores e estudantes e no intuito de valorizar a criação. A seleção do conteúdo se deu de forma colaborativa, a partir de um encontro de formação continuada realizada no Ginásio de Esportes José de Araújo Leite, onde a proposta foi trabalhar atividades da área de linguagens, protagonizando as diversas formas de ensino de Arte e Educação Física e potencializando o uso dos livros didáticos do Programa Nacional de Livro didático (PNLD).
E-book Receitas Pedagógicas

A Coordenação Pedagógica da Divisão do Ensino Fundamental – 4º Ano e seus respectivos(as) Professores(as) desenvolveram um divertido e saboroso E-Book, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Luziânia-GO, contendo Receitas Pedagógicas. Essas receitas são sugestões de uso dos ambientes alfabetizadores, como forma de inserir o(a) estudante num contexto lúdico e concreto, que facilite o seu desenvolvimento e a aprendizagem com qualidade e diversidade. Pode se deliciar nessa mistura de sabores e saberes! Numa troca pedagógica “culinária” para dar mais sabor para as aulas dos estudantes!
EXPEDIENTE
REVISTA PEDAGÓGICA VIBRAÇÃO – PERIODICIDADE ANUAL
Jacqueline Flávia Santos da Silva
Professora da Rede Municipal de Ensino há mais de 20 anos. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Luziânia-GO, desde 2019. Idealizadora do Projeto de Intervenção Pedagógica VibrAção: Colaboração, Avaliação e Intervenção. Graduada em Pedagogia. Especialista em Avaliação Educacional; Arte Educação Intermidiática Digital; Educação Física Escolar; Orientação Educacional; e Psicopedagogia. Integrante dos grupos de estudos e pesquisas Estratégia em Gestão, Educação e Sistemas de Informação (EGESI) e Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) e aluna Especial PPPGET/UEG. E-mail: profjackflavia@gmail.com
Tiago de Oliveira Ferreira
Mestrando em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET/UEG) – Universidade Estadual de Goiás/UEG. Mestre em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG) – Universidade Estadual de Goiás/UEG. Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Luziânia-GO (SMEL). Pós-Graduando em Tutoria para Cursos em Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior – Faculdades IESGO. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdades IESGO. Graduado em Pedagogia – Faculdades IESGO. E-mail: tiagoolifer87@gmail.com
Revista Pedagógica VibrAÇÃO – ISSN 3085-6140
Secretária Municipal de Educação – Maria Luiza Costa Sampaio Lima
Coordenação Pedagógica – Jacqueline Flávia Santos da Silva e Tiago de Oliveira Ferreira
Idealização – Jacqueline Flávia Santos da Silva @profjackflavia
Edição e revisão – Jacqueline Flávia Santos da Silva e Tiago de Oliveira Ferreira
- Endereço: R. João Paulo, S/N – Centro, Luziânia – GO, 72800-120.
- Telefone: 61 3906-3500
- https://educacao.luziania.go.gov.br/
- www.educacao.luziania.go.gov.br/revista-pedagogica-vibracao